Carências em Planos de Saúde : O que são, Como Funcionam e Como Escolher o Melhor Plano?

Se você está considerando adquirir um plano de saúde, provavelmente já ouviu falar sobre carências. Mas o que são exatamente carências em planos de saúde? Como elas funcionam? E como escolher o melhor plano levando em consideração as carências? Neste artigo, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre planos de saúde carências.

 

 

     O que são carências em planos de saúde?
Carências em planos de saúde referem-se a um período de tempo em que você não pode utilizar determinados serviços cobertos pelo seu plano. Essa medida é adotada pelas operadoras de saúde como forma de se proteger contra fraudes e garantir que você pague pelo serviço antes de utilizá-lo.

As carências variam de acordo com o tipo de serviço e o plano de saúde escolhido, podendo ir de algumas horas até 24 meses. Alguns exemplos de serviços que podem ter carências são consultas médicas, exames, internações e cirurgias.

 

 

     Como as carências funcionam?
As carências começam a contar a partir da data de início do seu plano de saúde. Durante esse período, você não pode utilizar os serviços que estão sujeitos à carência. Caso você tente utilizar esses serviços durante a carência, terá que pagar por eles integralmente.

Por exemplo, se o seu plano de saúde tem uma carência de 30 dias para consultas médicas, e você tenta marcar uma consulta após 15 dias de ter iniciado o plano, você terá que pagar pelo valor integral da consulta, já que ela ainda está sujeita à carência.

 

     Como escolher o melhor plano de saúde levando em consideração as carências?
Ao escolher um plano de saúde, é importante levar em consideração as carências e verificar se elas se adequam às suas necessidades. Algumas dicas importantes a serem consideradas são:

  • 1. Avalie suas necessidades de saúde
    Antes de escolher um plano de saúde, é importante avaliar suas necessidades de saúde. Considere quais serviços você precisa com mais frequência e verifique se esses serviços estão sujeitos a carências no plano que você está avaliando.
  • 2. Compare os planos de saúde
    Compare diferentes planos de saúde e verifique as carências para cada um deles. Além disso, leve em consideração outros fatores, como cobertura, rede credenciada, valor da mensalidade e reputação da operadora.
  • 3. Verifique as possibilidades de reduzir as carências
    Algumas operadoras de saúde permitem a redução das carências em determinadas situações, como na portabilidade de carências ou na contratação de um plano empresarial. Caso você já possua um plano de saúde há mais de 6 meses, há uma boa possibilidade não ter que cumprir carências todas do zero navamente. Verifique se essas possibilidades estão disponíveis para o plano que você está avaliando.
  • 4. Leia atentamente o contrato
    Antes de assinar o contrato do plano de saúde, é fundamental ler atentamente todas as cláusulas e verificar as carências para cada serviço. Certifique-se de que todas as suas dúvidas foram esclarecidas e que o contrato está de acordo com as suas necessidades.

 

 

      Conclusão
As carências podem variar de acordo com o plano de saúde escolhido e os serviços oferecidos. Por isso, é fundamental avaliar cuidadosamente as carências antes de escolher um plano de saúde. Além disso, é importante ler atentamente o contrato e verificar se todas as suas dúvidas foram esclarecidas antes de assiná-lo.

Com essas dicas em mente, você poderá escolher o melhor plano de saúde para as suas necessidades, levando em consideração as carências e garantindo uma cobertura adequada para sua saúde e bem-estar.

     

 

     FAQS
Quais serviços podem ter carências em planos de saúde?
R: Os serviços que podem ter carências em planos de saúde incluem consultas médicas, exames, internações e cirurgias, entre outros.

Por que as operadoras de saúde adotam carências nos planos?
R: As carências são adotadas pelas operadoras de saúde como medida de proteção contra fraudes e garantia de pagamento pelos serviços antes de sua utilização.

As carências são iguais em todos os planos de saúde?
R: Não, as carências podem variar de acordo com o plano de saúde escolhido e os serviços oferecidos.

É possível reduzir as carências em planos de saúde?
R: Sim, algumas operadoras de saúde permitem a redução das carências em determinadas situações, como na portabilidade de carências ou na contratação de um plano empresarial. Caso você já possua um plano de saúde há mais de 6 meses, há uma boa possibilidade não ter que cumprir carências todas do zero navamente.

É possível utilizar os serviços durante o período de carência?
R: Não, durante o período de carência, os serviços sujeitos a carências não podem ser utilizados e caso sejam, deverão ser pagos integralmente.

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